AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - SIECS 2016 - RESULTADO FINAL: 15/11/2016

OBS: TRABALHOS COM P√ĒSTER TAMB√ČM SER√ÉO APRESENTADOS ORALMENTE DE FORMA SIMILAR AOS DE COMUNICA√á√ÉO ORAL
ATENÇÃO: O parecer dos professores membros da Comissão Ciêntífica será enviado para o e-mail de cadastro do participante. Confira o resultado no anexo abaixo:


PDFAVALIAÇÃO DE TRABALHOS - RESULTADO FINAL 15-11-2016

INSCRI√á√ēES ENCERRADAS!

Tabela de Preços
P√ļblico Valor Inscri√ß√£o
Estudantes de graduação (*) R$ 30,00 Inscrição Encerrada
Estudantes de pós-graduação (*) R$ 50,00 Inscrição Encerrada
Professores / Pesquisadores R$ 80,00 Inscrição Encerrada
Militantes de Movimento Social e Sindical, jovens e mulheres do campo (*) Isento Inscrição Encerrada
Outros profissionais R$ 80,00 Inscrição Encerrada

(*) OBS: Estudantes de graduação, pós-graduação e membros de entidades com isenção de taxa, deverão obrigatoriamente enviar através do painel de acesso restrito dos inscritos (link no canto superior direito desta página), até a data limite, documento ou declaração institucional que comprove que está cursando algum curso de graduação ou pós-graduaão ou pertence a alguma entidade com insenção de taxa.

A n√£o observancia desse quesito implicar√° em cancelamento do certificado de participa√ß√£o. [+ Informa√ß√Ķes]

PER√ćODO DE SUBMISS√ÉO DE TRABALHOS: Prorrogado at√© 07/11/2016 (vagas limitadas)



IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no link acima para download.

(Específico para: Militantes de Movimento Social e Sindical, jovens e mulheres do campo)

(O documento deve ser enviado através do sistema restrito do inscrito utilizando a opção [Envio de comprovante de isenção de taxa] )

Grupos de Trabalho
OBS: Para cada Grupo de Trabalho ser√£o selecionados apenas seis trabalhos; os demais trabalhos aprovados ser√£o inclu√≠dos nos anais do evento ou recomendados para p√īster (no m√°ximo 6). [+ Informa√ß√Ķes]
Grupos Ementa
GT 1 - Gestão da Educação do Campo e Formação de professores

Processos de gestão das escolas do campo; o lugar da educação do campo nos Planos Municipais de Educação; o fechamento das escolas campesinas e/ou o movimento de reabertura das escolas do campo. Pesquisas e práticas sobre os processos formativos de educadores e educadoras do campo. O lugar da Educação do Campo nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas; Currículo, educação contextualizada e a formação inicial e continuada de educadoras e educadores do campo; vivências, articulação de saberes dos cursos de licenciatura e as Escolas Famílias Agrícolas.

GT 2 - Articulação entre conhecimento cientifico e as lutas sociais

A teoria dos Movimentos Sociais e suas conex√Ķes com a produ√ß√£o do conhecimento cient√≠fico na Educa√ß√£o do Campo; A pr√°xis dos movimentos sociais do campo e o fortalecimento da educa√ß√£o do campo; enfoques metodol√≥gicos da pesquisa em educa√ß√£o do campo. A produ√ß√£o de conhecimento e a emancipa√ß√£o dos sujeitos do campo.

GT 3 - A Educação Infantil e os Anos Iniciais no campo

O lugar da inf√Ęncia campesina nas pol√≠ticas p√ļblicas; Concep√ß√Ķes de inf√Ęncia, comunica√ß√£o de massa e processos formativos das crian√ßas campesinas; Forma√ß√£o docente, trabalho pedag√≥gico e a Educa√ß√£o Infantil do campo; Elementos did√°tico-pedag√≥gicos para a Educa√ß√£o Infantil e Anos Iniciais no campo. Diferentes formatos dos Anos Iniciais nas escolas do campo; a alfabetiza√ß√£o no campo; o PNAIC; Multisseria√ß√£o, organiza√ß√£o do trabalho pedag√≥gico e emancipa√ß√£o humana.

GT 4 - Educação profissional e a Educação de jovens e adultos do campo

Forma√ß√£o profissional no campo na perspectiva omnilateral e da politecnia; Rela√ß√£o mundo do trabalho e povos do campo (trabalho, terra e cultura). Programas, pol√≠ticas, a√ß√Ķes e pr√°ticas pedag√≥gicas para a educa√ß√£o profissional no campo. Pol√≠ticas e gest√£o na Educa√ß√£o de Jovens e Adultos no campo; EJA no campo, forma√ß√£o docente e produ√ß√£o de material did√°tico contextualizado (trabalho, terra e identidade). Experi√™ncias exitosas de escolariza√ß√£o formal e n√£o formal de jovens, adultos e idosos no campo.

GT 5 - Agroecologia e a Educação Contextualizada no Semiárido

Por uma rela√ß√£o sociedade-natureza pautada na conviv√™ncia com o semi√°rido; cotidiano, saberes e a rela√ß√£o com a agroecologia para o semi√°rido, como base para um projeto emancipat√≥rio; agroecologia, seguran√ßa alimentar e a educa√ß√£o do campo do Semi√°rido. Agroecologia, reorganiza√ß√£o do territ√≥rio e valores camponeses (cultura, pol√≠tica, economia e identidade). A Organiza√ß√£o do territ√≥rio campon√™s e a educa√ß√£o camponesa contextualizada para al√©m da escola; A agroecologia como perspectiva ao territ√≥rio campon√™s e a constru√ß√£o de uma Escola Agroecol√≥gica. Experi√™ncias de gest√£o, de forma√ß√£o e de pr√°ticas docentes, cujas reflex√Ķes te√≥rico-pr√°ticas sejam fundamentadas na Educa√ß√£o Contextualizada e/ou na Educa√ß√£o do Campo para Conviv√™ncia com o Semi√°rido Brasileiro, a partir do ac√ļmulo dos movimentos sociais e das organiza√ß√Ķes da Sociedade Civil e de √≥rg√£os e ag√™ncias governamentais (Secretarias de Educa√ß√£o, Universidades, Institutos etc).

GT 6 - Terra, Trabalho e Educação

Rela√ß√Ķes entre processos formativos (educa√ß√£o do/no campo); experi√™ncias de mobiliza√ß√£o social e luta pela terra, territ√≥rio e identidade; Demandas por emancipa√ß√£o das popula√ß√Ķes do campo; Trabalho como princ√≠pio educativo; reunir pesquisas e experi√™ncias ligadas √†s problem√°ticas e as potencialidades da natureza Semi√°rida, evidenciando projetos em ecologia humana, gest√£o ambiental e educa√ß√£o contextualizada; pr√°ticas produtivas e/ou pedag√≥gicas conscientes e comprometidas com o desenvolvimento sustent√°vel dos povos e contextos dos territ√≥rios Semi√°ridos.



ACESSO RESTRITO AOS CONGRESSISTAS INSCRITOS NO SIECS 2016

Acesse a Area Restrita para o envio de comprovantes e emiss√£o de certificados